Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

A importância da mamografia para a prevenção do câncer de mama no Brasil e no mundo

O exame chamado mamografia é realizado para prevenção e detecção dos sinais de um possível câncer de mama. Em outras palavras, a realização desse exame ainda em fase inicial contribui para o tratamento ideal e aumenta significativamente as chances de cura.

Contudo, a mamografia é um exame de diagnóstico que deve ser feito anualmente por mulheres acima de 40 anos de idade. Quando há casos de câncer de mama no histórico familiar, é indicado que mulheres a partir de 35 anos realizem esse exame anualmente.

Várias pesquisas e estudos têm confirmado que a mamografia é uma importante ferramenta na prevenção do câncer e reduz cada vez mais a mortalidade causada pela doença.

Câncer de mama Brasil e no mundo

A última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, aponta que o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência e o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados.

Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aponta que o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país. A região norte é a única do país onde o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres, pois é predominante o câncer de colo de útero que ocupa a primeira posição.

Outubro rosa Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, o movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa.

Esse movimento trouxe mais informações sobre o câncer de mama e permitiu um maior acesso aos serviços, principalmente os de prevenção e diagnóstico. As mulheres passaram a procurar cada vez mais pelo tratamento e prevenção e isso contribuiu para a redução da mortalidade causada pela doença.

Como é feito o exame de mamografia?

O exame de mamografia é realizado em uma clínica de diagnóstico. Lá, a paciente é levada até o aparelho chamado mamógrafo e posiciona as mamas no suporte indicado pelo técnico. A dor causada pelo exame ao pressionar a mama, é necessária para que se obtenha uma melhor resolução das imagens.

Aqui na RD Xavier contamos com a melhor equipe, aparelhos de última geração e salas projetadas para que as nossas pacientes se sintam mais confortáveis e seguras na hora de realizar o exame.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Entendendo o procedimento A ultrassonografia obstétrica usa ondas sonoras para produzir imagens de um bebê (embrião ou feto) que está dentro de uma m…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?