Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Artrite reumatoide pode afetar nervos e articulações

Excesso de peso e tabagismo são fatores que podem contribuir para o aparecimento da artrite reumatoide

Você sabia que 1,5 milhão de brasileiros sofrem com a artrite reumatoide? Pois é, a doença afeta especialmente dedos, joelhos e tornozelos.  Em casos graves, ou na ausência de um tratamento adequado, a artrite reumatoide pode atingir também os órgãos internos.

Fortes dores nas articulações, vermelhidão e inchaço são alguns dos principais sintomas da artrite reumatoide. A doença autoimune é caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações. Portanto, quem sofre com a artrite pode ter dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia, principalmente após acordar.

A artrite reumatoide não afeta diretamente os nervos, mas o estado de inflamação aumenta o risco de entupimento nas artérias e, consequentemente, infartos e AVCs, além de afetar também a saúde dos olhos, dos nervos e dos pulmões.

A inflamação pode atingir cartilagens, ligamentos e ossos, causando sua destruição ao longo dos anos. Embora não exista cura para a artrite reumatoide, os tratamentos disponíveis podem contribuir e promover mais qualidade de vida para os pacientes.

As mulheres, comparadas aos homens, têm duas vezes mais chance de ter a doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Além disso, esta condição geralmente se inicia entre os 30 e 40 anos e pode progredir com o envelhecimento. 

Contudo, alguns fatores como: predisposição genética, excesso de peso, tabagismo, desequilíbrios hormonais e depressão, podem contribuir para o aparecimento destas inflamações. 

Como diagnosticar a artrite reumatoide? 

Quanto antes diagnosticar a artrite reumatoide e dar início ao tratamento, mais chances de se controlar a doença e de ter um retorno rápido à vida normal. 

Mesmo sem ter cura, fisioterapia e medicamentos podem ajudar a retardar a progressão da doença. Mas também  é importante que o paciente siga à risca o tratamento e adote um estilo de vida mais saudável. 

Ao sentir algum sintoma, o paciente deve procurar um médico especialista. Feito isso, o profissional após realizar um exame clínico e avaliar o histórico do paciente, pode solicitar exames de imagem complementares que vão auxiliar no diagnóstico.

Dentre os exames geralmente requisitados estão: radiografias, ultrassonografias, tomografias e ressonância magnética. 

Precisou de exames de imagem? A clínica RD Xavier está a postos para lhe atender. Clique aqui para agendar. 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?