Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Saiba como o exame de mamografia pode ser mais confortável

O número expressivo de novos casos de câncer de mama desafia a comunidade médica a oferecer diagnósticos precisos e melhores perspectivas visando à cura.

Uma das formas de se diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, um exame feito por um equipamento de raio-x, chamado mamógrafo, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais.

Contudo, a mamografia pode assustar algumas pacientes – há quem alegue dores e desconforto na hora de fazer o exame.

Diante desse cenário, a Clínica RD Xavier separou algumas dicas para a hora da mamografia se tornar menos desconfortável. 

Programe a sua mamografia

No ato do agendamento, evite a semana que antecede a menstruação, pois, como a mama estará mais inchada, as dores podem ser maiores. Por isso, dê preferência para fazer o exame após o ciclo menstrual.

Pacientes com mamas muito sensíveis podem conversar com o médico

Não tenha vergonha! Ele pode indicar um analgésico para tomar antes do exame para aliviar a dor.

Alguns alimentos podem tornar a mama mais sensível

Se você percebe que você tem maior sensibilidade nas mamas quando ingere café, chocolate, bebidas energéticas ou outros alimentos com cafeína, evite-os próximo da data do seu exame.

Tente relaxar

Com uma postura tensa, os músculos do peitoral podem ficar contraídos e tornar o exame mais dolorido. Respire fundo e tente manter a postura ereta, com ombros e braços relaxados.

Fique de olho na sua posição

Qualquer movimentação pode interferir na captura da imagem e, se for necessário, o técnico pode pedir para repetir a mesma posição.

Prefira roupas com duas peças, como blusa com calças ou saia

É preciso ficar nua da cintura para cima, usando apenas o avental fornecido pela equipe de enfermagem.

No mais, atente-se aos sinais e sintomas

Os sinais e sintomas do câncer de mama variam de mulher para mulher. Mas, é importante estar atento a mudanças na mama, seja na cor, espessura ou no tamanho.

Nossa clínica está preparada para recebê-la e atende a todos os protocolos sanitários da Covid-19. Não deixe seu tratamento para depois!

A RD Xavier conta com 2 unidades em Imperatriz. Faça seu agendamento de exame pelo telefone (99) 3523-2722 ou pelo WhatsApp (99) 99164-5717.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

criança saudavel
Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu …
saude mental
Uma condição de saúde física pode aumentar o risco de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode afetar a saúde física, levando…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?