Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

No mês da conscientização saiba mais sobre o Câncer de Ovário

O câncer de ovário é o terceiro câncer ginecológico mais comum em mulheres, atrás somente do câncer de mama e do câncer do colo do útero. 

A data de 8 de maio marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, que apesar de ser o terceiro câncer ginecológico mais comum, é também o mais letal dentre todos eles, por ser um câncer silencioso e que costuma ser diagnosticado tardiamente em mais de 75% dos casos. 

Por isso, reconhecer seus fatores de risco e sintomas é fundamental para que haja uma investigação em momento adequado. Por isso, leia aqui tudo o que você deve saber para se prevenir.

 

Diagnóstico

Considerando que o câncer é uma doença progressiva e que, portanto, apresenta “fases” distintas no decorrer da doença. 

Na fase inicial, o câncer de ovário é silencioso e é completamente assintomático quase que em sua totalidade e, com a evolução do quadro podem apresentar sintomas muito inespecíficos. 

Ou seja, é muito pouco provável que algum desses sintomas leve você a pensar sobre um provável câncer de ovário.

 

Fatores de risco

Visto que os sinais e sintomas são muito inespecíficos ou até mesmo ausentes em boa parte dos casos, é importante que você dê atenção especial aos fatores de risco abaixo:

  • Idade: acima de 50 anos;
  • Fatores reprodutivos: infertilidade, primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 52 anos;
  • Fatores ginecológicos: endometriose, síndrome dos ovários policísticos, utilização de DIU.
  • Histórico familiar: presença de cânceres específicos na família, como o câncer de ovário, uterino, colorretal e o de mama;
  • Fatores genéticos: mutações específicas;
  • Excesso de peso corporal;
  • Tabagismo.

 

Tratamento e cura

Apesar do difícil diagnóstico em estágios mais precoces, o câncer de ovário é uma doença que pode ter um tratamento satisfatório à paciente. No entanto, a chance de cura é altamente dependente do estágio da doença em que se iniciou o tratamento.

O resultado da biópsia, associada à investigação por imagem ou até mesmo por cirurgia sobre os possíveis acometimentos de outras regiões do corpo (metástase) é quem vai dizer o tipo e a complexidade do tratamento.

De maneira geral, o câncer de ovário é tratado com quimioterapia associado ou não à cirurgia, com remoção dos ovários e de locais comprometidos pelo câncer para evitar sua recorrência.

 

Consulte nossos exames!

A RD Xavier Medicina Diagnóstica conta com 2 unidades em Imperatriz, com um corpo clínico especializado, infraestrutura moderna e equipamentos de qualidade.

Faça seu agendamento de exame pelo telefone (99) 3523-2722 ou pelo WhatsApp (99) 99164-5717.

 

Fonte: 

inca.gov.br/

saude.mg.gov.br/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

criança saudavel
Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu …
saude mental
Uma condição de saúde física pode aumentar o risco de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode afetar a saúde física, levando…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?