Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

A importância da informação na prevenção da doença silenciosa conhecida como osteoporose

Uma das doenças ósseas mais comuns, a osteoporose ocorre quando o osso vai diminuindo a sua densidade por consequência de vários fatores. Dessa forma, o osso se torna poroso e chega a um ponto de fragilidade extrema que pode ocasionar uma fratura apenas com um simples gesto.

Dados de pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) e pela Associação de Pacientes e de Combate à Osteoporose (FENAPCO) revelaram que cerca de 10 milhões de brasileiros convivem com a doença

A osteoporose é uma doença que costuma se manifestar principalmente em mulheres acima dos 40 anos de idade. Entretanto, mulheres e homens com mais de 60 anos estão mais arriscados a desenvolver a doença.

Como identificar a osteoporose?

Em síntese, a perda óssea é um processo indolor e progressivo que pode não apresentar sintomas que mostram que a pessoa esteja com a osteoporose. Como dito acima, as fraturas costumam ser o primeiro sintoma.

As fraturas osteoporóticas podem ocorrer em vários ossos, mas os mais comuns são na coluna vertebral (local mais difícil de detectar), quadril e punho. Contudo, por seus sinais não serem tão identificáveis, os médicos costumam recomendar exames de diagnóstico para identificar a doença

Um dos exames mais solicitados para identificar a osteoporose, a Densitometria Óssea é uma técnica que permite a identificação detalhada do tecido ósseo, contribuindo para a observar as áreas fracas e porosas dos ossos.

Exames de imagem como a Densitometria Óssea, a tomografia e a ressonância magnética, trouxeram mais qualidade no diagnóstico dessa doença silenciosa, possibilitando que o médico especialista acompanhe todo o processo do paciente, de forma clara e objetiva.

A importância da prevenção

Por ser uma doença silenciosa, a osteoporose ainda é pouco diagnosticada. Isso porque na maioria dos casos, o paciente só começa o tratamento após sofrer alguma fratura ou complicação.

Entretanto, a prevenção da osteoporose é essencial e na maioria dos casos o desenvolvimento ósseo é influenciado pelo hábito de uma vida mais saudável.  É essencial procurar um médico especialista para saber quais são os exames ideais e o tratamento adequado com medicamentos, dieta e prática de exercícios físicos.

Muitas pessoas vivem com a osteoporose e desfrutam de um estilo de vida ativo. Por isso, o mais importante quando falamos da importância de se prevenir é a sua saúde. A RD Xavier está aqui para te ajudar, seja com dicas, com o atendimento humanizado e também o melhor custo benefício se você precisar realizar seus exames de imagem.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

criança saudavel
Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu …
saude mental
Uma condição de saúde física pode aumentar o risco de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode afetar a saúde física, levando…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?