Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Doenças degenerativas, quando se preocupar com elas?

Antes de mais nada, é importante entender o que são as doenças degenerativas. Elas são doenças que causam lesões nas células e podem afetar várias partes do corpo como ossos, tecidos, vasos sanguíneos, entre outros.

Em síntese, as chamadas doenças degenerativas fazem parte de uma condição crônica do paciente, ou seja, não são transmissíveis e afetam as células do corpo de forma contínua e irreversível.

Os sintomas doenças degenerativas têm uma piora progressiva que limita diversas funções básicas do corpo humano.

Entre as funções do corpo que são afetadas estão o movimento, o raciocínio e a respiração. Em alguns casos, o progresso dessas doenças pode levar à morte.

Causas

As causas das doenças degenerativas estão associadas a diversos aspectos que podem ser: genéticos, ambientais, má alimentação e até mesmo o sedentarismo.

Apesar de pesquisas e dos avanços da medicina, ainda não há cura e nem um tratamento específico para essas doenças

Contudo, são os medicamentos que aliviam os sintomas e que dão uma condição de vida melhor para as pessoas portadoras dessas doenças.

Tipos de doenças degenerativas

Pode-se classificar as doenças degenerativas em dois tipos: doenças degenerativas do sistema nervoso e as degenerativas musculares.

Entre as doenças degenerativas do sistema nervoso está o Alzheimer, uma condição que afeta o cérebro e causa a morte de neurônios, comprometendo a memória, a capacidade de linguagem e o comportamento.

Outra doença degenerativa do sistema nervoso é o mal de Parkinson. Essa doença causa degeneração progressiva dos neurônios responsáveis pela produção da dopamina, um neurotransmissor que está relacionado ao domínio sobre os movimentos corporais.

A esclerose múltipla faz parte do grupo de doenças degenerativas do sistema nervoso. É uma doença autoimune em que as células de defesa do organismo atacam os neurônios e destroem a sua bainha de mielina, provocando lesões cerebrais que levam à atrofia ou perda de massa cerebral.

Já a osteoporose, é uma doença que faz parte do grupo de doenças degenerativas musculares. Essa é uma doença em que as células ósseas não são renovadas de maneira satisfatória, isso causa o enfraquecimento dos ossos, tornando-os suscetíveis a fraturas.

Em contrapartida, outra doença degenerativa muscular, a distrofia muscular caracteriza mais de 30 tipos de doenças genéticas e muitas delas estão ligadas ao cromossomo x, que afetam os músculos

Câncer, diabetes, hipertensão, reumatismo, artrite deformante, artrose e glaucoma são outras doenças mais comuns que também entram no grupo de doenças degenerativas.

Os sintomas e o diagnóstico

Em síntese, essas doenças que acometem a parte do corpo composta por cérebro, medula espinhal e nervos, ocorrem com mais frequência em adultos e idosos, sendo menos comum em pessoas mais jovens.

É importante atentar-se para sintomas como alterações na sensibilidade, tonturas, cansaço, fraqueza muscular, perda da visão e audição, falta de coordenação nos movimentos.

Por fim, o diagnóstico de cada uma dessas doenças é feito por exames complementares. Um exame bem conduzido, a análise do histórico clínico do paciente são fundamentais para o diagnóstico dessas doenças.

Infelizmente, mesmo com os avanços da medicina, as doenças que causam a degeneração do organismo não têm tratamento específico e nem cura. Nesse sentido, os tratamentos se limitam a reduzir a velocidade da evolução e minimizar os sintomas.

Lembrando que é  importante realizar exames de rotina para a prevenção de diversas doenças. Além disso, adotar hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, é uma forma preventiva de evitar diversos tipos de doenças, inclusive as degenerativas. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

criança saudavel
Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu …
saude mental
Uma condição de saúde física pode aumentar o risco de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode afetar a saúde física, levando…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?