Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Dia Mundial do Doador de Sangue: entenda a importância dessa data

homem após doação de sangue

 

A doação é um ato de solidariedade valorizada em todo o mundo. Neste artigo, você entenderá como doar sangue é uma ação segura, simples e que não apresenta riscos ao doador de sangue.

Muito provavelmente você já ouviu e viu comerciais e diversas campanhas falando sobre a importância da doação de sangue. Mas será que você conhece a real importância da doação para a manutenção da saúde de milhares de pessoas? Neste artigo, você entenderá porque o dia 14 de junho, não pode ser uma data que se passa em branco. Confira. 

 

Quantas vidas é possível salvar doando sangue? 

A doação é um ato voluntário onde cada bolsa doada de 450 ml pode salvar a vida de 4 pessoas que precisam de transfusão de sangue, seja  pautada ou de forma recorrente. Portanto, para garantir que salve mais vidas, o ideal é que você doe sangue múltiplas vezes. 

De acordo com o Governo Federal, existe um limite de doações ao ano para homens e mulheres, garantindo a saúde dos doadores. “A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.”. 

Apesar do tempo de espera recomendado ser entre dois e três meses, o corpo repõe as 450 ml doadas em apenas um dia. 

Saiba mais sobre condições de saúde degenerativas aqui

O que você precisa saber sobre doar sangue? 

Para doar sangue é preciso seguir alguns requisitos, para garantir a qualidade do sangue doado e também a saúde do doador. Confira o que é necessário saber para começar a doar. 

 

  • Documento oficial:

Levar documento oficial de identidade com foto, como identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira nacional de habilitação. 

 

  • Estar em dia com a sua saúde;

Para doar é preciso ter o peso mínimo, sendo a partir de 51 Kg. Outra ação que favorece é evitar apenas alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas dias antes da doação. 

 

  • Recomendações para o dia da doação:

No dia de doar o cuidado consigo é essencial. Portanto, descanse e faça um repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior a doação. Por fim, não deixe de consultar seu médico para saber mais sobre a condição do seu corpo para doar sangue.  Doe sangue e salve vidas.

Caso precise de um exame solicitado pelo seu médico, não deixe vir até a RD Xavier Medicina Diagnóstica. Nós contamos com 2 unidades em Imperatriz, com um corpo clínico especializado, infraestrutura moderna e equipamentos de qualidade. Faça seu agendamento de exame pelo telefone (99) 3523-2722 ou pelo WhatsApp (99) 99164-5717.

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?