Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Você sofre com tendinite? Saiba o que fazer

Uso excessivo de aparelhos como celular, computadores e tablet podem contribuir para o aparecimento da tendinite

Primeiramente, você sabe o que é a tendinite? Se você sente uma dor muscular intensa, que não passa e ainda aumenta ao realizar movimentos simples como digitar no teclado do computador ou mexer no celular, pode ser que os seus tendões estejam inflamados.

Entre os principais motivos do aparecimento da tendinite, está a lesão por esforço repetitivo (LER). Como o próprio nome já diz, ela é causada por tarefas repetitivas e de esforço em uma determinada parte do corpo.

Além disso, os tendões são os responsáveis por transmitir as forças dos músculos aos ossos. Por isso, a inflamação também pode ser causada pela prática excessiva ou incorreta, de atividades físicas.

Ou seja, a falta de alongamento ou aquecimento e a postura inadequada são alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento da doença. Em contrapartida, pessoas com idade avançada que possuem um tendão menos elástico também estão suscetíveis a desenvolver tendinite.

Um dos principais sintomas da doença é dor forte e frequente na região inflamada. A dificuldade ao realizar movimento de coordenação motora, espaços musculares, inchaços, sensação de calor e vermelhidão no local, também precisam ser observados.

Quanto aos lugares do corpo em que as pessoas podem ter tendinite, a resposta é simples! Qualquer parte do corpo onde tem tendões. A tendinite nas mãos e no pulso são os lugares mais frequentes por causa do uso contínuo de celulares, tablets e computadores.

Vale lembrar que, outros membros como: cotovelo, pés, ombros e joelhos, que são locais que podem sofrer sobrecarga devido a movimentos repetitivos, também podem sofrer de inflamação nos tendões.

Tratamento da tendinite

Em primeiro lugar, é recomendado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor causada pela tendinite. A imobilização do local também pode ser indicada para evitar complicações maiores.

Dentre as opções para imobilizar o local afetado pela tendinite, pode-se usar tipóias, talas e em alguns casos, gesso. Isso contribui para o processo de recuperação da inflamação nos tendões.

A fita kinésio ou bandagem terapêutica é um excelente recurso que pode ser utilizado em pacientes com esse tipo de lesão muscular. Isso porque a bandagem ajuda a reduzir inchaços, edemas e exerce a função de anestésico.

Por fim, é importante ressaltar que se não for tratada da forma correta, a tendinite pode se tornar uma doença crônica, fazendo com que a pessoa sempre sinta dor no local e em casos mais graves desenvolver gradativamente uma atrofia muscular.

O diagnóstico de tendinite requer exame clínico e exames complementares de imagem.  Quer saber se você tem tendinite? Clique aqui para agendar o seu exame na Clínica RD Xavier.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

criança saudavel
Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu …
saude mental
Uma condição de saúde física pode aumentar o risco de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode afetar a saúde física, levando…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?