Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Postura: a importância de manter a coluna ereta

Como é a sua postura no dia a dia? Ao realizar atividades simples da rotina como trabalhar sentado em uma cadeira, dificilmente paramos para observar se estamos com a coluna ereta. Mas, manter uma má postura pode trazer inúmeros prejuízos ao nosso corpo.

Dos nas costas é a principal reclamação, que impacta diretamente no bem estar físico e emocional das pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, este problema atinge cerca de 80 % da população mundial.

Alguns hábitos podem contribuir para prevenir ou aliviar os sintomas. Confira algumas dicas que vão te ajudar a manter a postura ereta e evitar danos à coluna.

Dormir na posição correta: para manter a coluna bem apoiada no colchão, a melhor posição para se deitar é de lado. Dessa forma, utilize um travesseiro baixo na cabeça, e outro entre as pernas para adequar a altura e evitar a inclinação da pelve.

Sentar corretamente: evite inclinar o seu corpo para frente, encoste toda a sua coluna na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão. Portanto, quem estiver trabalhando de forma remota, pode inclusive adaptar ou adquirir móveis mais confortáveis.

Praticar exercícios físicos: fortalecer os músculos do corpo é fundamental para uma boa postura. Algumas opções de exercícios: ballet, yoga, pilates, natação, hidroginástica, musculação, entre outros. Além disso e não menos importante, o alongamento é essencial para evitar a tensão dos músculos e promover um relaxamento.

Mantenha o equilíbrio do corpo: ao usar mochilas, o ideal é que as alças sejam colocadas nos dois ombros para que o peso seja distribuído. A dica também vale para compras feitas no supermercado, ou seja, carregue as sacolas nos dois braços.

Problemas na coluna causados por má postura

Passar longos períodos sentado em frente a um computador, ou em outros tipos de trabalho, exige cuidados específicos com a postura para não ter futuros problemas na coluna. Confira algumas opções de doenças que podem ser causadas por má postura:

Lordose: também conhecida como síndrome do bumbum arrebitado, esta condição é caracterizada por um “afundamento” na região baixa da coluna.

Cifose: este desvio faz com que as costas fiquem “corcundas”, ou seja, há uma curvatura da coluna e ombros para frente.

Escoliose: curvatura anormal da coluna para um dos lados, geralmente em formato de “C” ou “S”.

Hérnia de disco: ocorre quando o disco invertebral (estrutura cartilaginosa da coluna), se desloca.

Alguns dos exames de imagem indicados para diagnosticar problemas na coluna são: raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Em suma, manter a postura correta é essencial para se ter mais qualidade de vida.

Precisou de exames de imagem? Clique aqui  para agendar na  clínica RD Xavier.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?