Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Ressonância magnética de mama com contraste: entenda como funciona o exame

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama tem sido a principal causa de morte por câncer em mulheres no país. Porém, se a doença for diagnosticada e tratada precocemente, há grandes chances de remissão.

Para isso, as mulheres são submetidas a técnicas e exames para rastreamento da doença, principalmente após completarem 50 anos, quando a doença é mais comum.

Atualmente, o exame de diagnóstico considerado padrão ouro no rastreamento do câncer de mama é a mamografia, que tem baixo custo, pequena exposição à radiação e apresenta uma alta sensibilidade (de 60% a 90%).

 

O que é ressonância magnética com contraste?

Ressonância magnética com contraste é um exame de diagnóstico por imagem que usa um campo magnético e uma substância para observar e realçar estruturas anatômicas.

Nesse sentido, para explicar melhor, vamos desmembrar a ressonância (RM) do meio de contraste.

A ressonância magnética é o teste não invasivo que registra as imagens internas mais nítidas do organismo.

Como utiliza um campo magnético, e não radiação ionizante, a RM tem poucas contraindicações.

 

Uso do contraste na ressonância magnética da mama

Da mesma forma como em outros exames, o contraste serve para melhorar a qualidade das imagens, realçando estruturas anatômicas.

Sua aplicação pode ser realizada por via oral, retal ou endovenosa, sendo que a última é a mais comum para o exame de ressonância magnética com contraste.

Se você já observou as imagens obtidas por uma ressonância magnética, você deve ter reparado que, em geral, elas são escuras.

Em alguns casos, isso pode impactar no diagnóstico, prejudicando a diferenciação de órgãos, vasos sanguíneos e outras áreas.

Como resposta, o médico pede que a RM seja efetuada com o auxílio do contraste, de modo a afastar dúvidas.

Além disso, quando o especialista não solicita o contraste no pedido do exame, a própria clínica que faz a ressonância pode determinar se ele é necessário ou não.

Para identificar alterações na mama costuma ser necessário o uso de contraste intravenoso, à base de gadolínio. A substância serve para facilitar a visualização das lesões nas imagens.

Somente no caso de avaliação de próteses de silicone, ou então com a determinação do médico, é que a medicação não deve ser usada. Quando há uso do contraste, é preciso fazer um jejum de algumas horas antes do exame.

Após realizar uma ressonância magnética de mama com contraste, é recomendado ingerir bastante líquido.

 

Acesse o site da RD Xavier Medicina Diagnóstica  e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Mamografia Digital;
  • Densitometria Óssea;
  • Raio X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Ligue (99) 3523-2722 ou mande uma mensagem via WhatsApp (99) 99164-5717.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

criança saudavel
Antes de saber como estimular o desenvolvimento saudável, é importante lembrar que cada bebê e cada criança, são únicos. Cada um se desenvolve no seu …
saude mental
Uma condição de saúde física pode aumentar o risco de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode afetar a saúde física, levando…

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?