Imagens e laudos de alta
qualidade e precisão!

Afasia: condição que acomete Bruce Willis pode ser diagnosticada através dos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética

As afasias são condições que alteram a capacidade dos pacientes de se comunicar de forma adequada.

Normalmente, ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo), principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem. 

A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar), ou seja, apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala. 

 

Incidência no Brasil

​Não há dados estatísticos específicos sobre a incidência das afasias na população brasileira, haja visto, que podem ser consequência de uma série de doenças neurológicas

A mais comum das doenças neurológicas que levam à afasia, são os acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Dados do DATASUS indicam que houve 170.000 casos de internações hospitalares por AVC no Brasil em 2016, sendo esta doença a principal causa de morte e sequelas incapacitantes no Brasil.

 

Caso Bruce Willis

Na última quarta-feira de março, (30), o Brasil e o mundo foram surpreendidos com a notícia expressa pela família do ator Bruce Willis, de 67 anos, que anunciou que Bruce fará uma pausa na carreira após ser diagnosticado com afasia

Uma doença que está “impactando suas habilidades cognitivas”, informou a família do astro.

 

Causas

​​Várias doenças neurológicas podem levar as afasias por lesões que acometem as áreas de linguagem, como por exemplo os acidentes vasculares cerebrais (AVC), que levam a afasias de instalação aguda ou súbita.

As afasias podem também se instalar de forma gradual​, como quando relacionadas a tumores cerebrais ou doenças degenerativas, como alguns tipos de demências (Demência Frontotemporal ou na Doença de Alzheimer). 

Outras causas de lesões cerebrais que podem levar as afasias são: abscessos cerebrais, traumas de crânio, esclerose múltipla etc.

O tamanho da lesão cerebral e o tipo de doença de base determinam o grau de deficiência da linguagem.

 

Sinais e sintomas

Os sintomas podem ser percebidos pelo paciente, parentes ou pessoas próximas, sem nenhum treinamento formal, podendo se apresentar das seguintes formas: 

  • o paciente fala frases curtas ou incompletas;
  • o paciente fala frases que não fazem sentido;
  • o paciente trocar uma palavra por outra ou troca fonemas por outros fonemas, essas trocas são conhecidas como parafasias semânticas ou fonéticas respectivamente;
  • o paciente fala palavras incompreensíveis;
  • o paciente não entende a conversa de outras pessoas;
  • o paciente escreve frases que não fazem sentido.

 

​Diagnóstico

O diagnóstico das afasias é eminentemente clínico, sendo o neurologista o profissional mais habilitado para este diagnóstico. 

A partir da constatação dos sinais e sintomas pelo exame clínico surge a necessidade de um diagnóstico topográfico, que define onde está a lesão no cérebro e o diagnóstico etiológico, que é a causa ou doença que levou a afasia

Para o diagnóstico do local da lesão cerebral e da causa, os principais exames complementares são: a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

 

Consulte nossos exames!

A RD Xavier Medicina Diagnóstica conta com 2 unidades em Imperatriz, com um corpo clínico especializado, infraestrutura moderna e equipamentos de qualidade.

Faça seu agendamento de exame pelo telefone (99) 3523-2722 ou pelo WhatsApp (99) 99164-5717.

 

 

Fonte: einstein.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

FALE
CONOSCO

ENDEREÇO

Unidade I – Juçara
Rua Pernambuco, 545, Juçara,
Imperatriz-MA.

Unidade II – Centro
Rua Paraíba, 694, Centro, Imperatriz-MA.

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8h às 18h
e Sábado das 08h às 12h.

REDES SOCIAIS

COMO PODEMOS
TE AJUDAR?