Considerado a maior glândula do corpo humano e segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele, o fígado exerce diversas funções essenciais para o funcionamento do organismo e merece bastante cuidado.
O fígado fica localizado ao lado direito do abdômen, sob o diafragma, é um órgão de, aproximadamente, 1,5 kg nos adultos, possui coloração vermelho-escuro e pode ser dividido em dois lobos, sendo o direito bem maior que o esquerdo.
O órgão funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções em uma superfície externa, quanto como glândula endócrina, já que também libera substâncias no sangue e nos vasos linfáticos. Veja abaixo as principais funções do fígado!
Qual é a função do fígado?
O fígado executa muitas funções fundamentais para o funcionamento do corpo, sendo responsável por:
- Secretar bile, que auxilia na digestão de lipídeos (gorduras);
- Armazenar glicose na forma de glicogênio, tendo papel importante no equilíbrio energético;
- Produzir proteínas nobres que participam da coagulação do sangue;
- Desintoxicar o organismo, transformando hormônios ou medicamentos em substâncias que podem ser excretadas pelos rins ou pela bile;
- Reduzir o colesterol, excretado pela bile;
- Filtrar microrganismos provenientes da circulação intestinal.
Que doenças podem atingir o fígado?
As doenças no fígado podem ser genéticas ou secundárias a hábitos de vida, como o uso abusivo de álcool, infecções (hepatite B e hepatite C), esteatose hepática (gordura no fígado), doenças autoimunes, dentre outras. A organização American Liver Foundation disponibiliza uma lista completa de doenças que afetam o órgão além de conteúdos completos sobre sintomas, possíveis tratamentos e cuidados preventivos com órgão.
Quais são os sintomas de doenças no fígado?
Geralmente o paciente não tem nenhum sintoma antes de estar numa fase muito avançada da doença. O interior do fígado não apresenta nervos, dessa forma o órgão não dói, o que dificulta a identificação de algum problema, por isso medidas preventivas são extremamente importantes.
Como descobrir uma doença no fígado?
O médico pode solicitar alguns exames que fornecem informações importantes sobre alterações no fígado, o diagnóstico pode se feito com exame de sangue, ultrassonografia e até mesmo uma biópsia.
Como é feito o tratamento?
O tratamento depende da causa da doença, ou seja, o que agrediu o fígado. No caso de doença por álcool, o paciente deve parar de beber. Casos de hepatite B ou C podem ser tratados com medicamentos específicos. Estando com esteatose, o ideal é melhorar o estilo de vida e tratar as alterações que vêm muitas vezes associadas com diabetes, obesidade e colesterol alto.
É possível prevenir uma doença no fígado?
Existem alguns cuidados que podem reduzir a chance de evolução de uma doença no fígado, sendo elas:
- Evitar consumo abusivo de álcool.
- Manter estilo de vida saudável, boa alimentação e atividade física regular.
- Evitar comportamentos de risco, como uso de drogas, relação sexual sem preservativo, compartilhamento de objetos perfurocortantes.
- Manter o cartão de vacinas atualizado.
- Uso correto de medicações e evitar automedicação.
Lembrando que qualquer categoria de diagnóstico deve ser feito pelo médico especialista, neste caso um hepatologista.
Seu médico solicitou alguns exames? Fale conosco pelo WhatsApp e agende seu exame de imagem em uma de nossas unidades.
Referências
Fígado humano: doenças e funções da maior glândula do corpo
Para que serve o Fígado e onde se localiza – Tua Saúde
Fígado: características gerais, funções e doenças – Mundo Educação.