O pulmão é o órgão responsável por oxigenar o sangue que é transportado pelas células. Com isso, há uma troca de gases que promovem a nossa respiração. Alguns hábitos de vida como fumar e o sedentarismo, podem prejudicar a saúde dos pulmões.
Durante a pandemia causada pela Covid-19, precisamos ter ainda mais atenção ao pulmão. Isso porque as doenças pulmonares são fatores de risco para complicações em caso de infecção pela Covid-19.
Quem tem alguma doença respiratória pré-existente como asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), como enfisema e bronquite. O novo coronavírus pode intensificá-las.
Além disso, o tabagismo é um fator de risco que torna os fumantes mais vulneráveis, caso contraiam a doença. Por isso, é importante levar uma vida mais saudável e ativa.
Isso inclui: praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação balanceada, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e estar sempre com o checkup atualizado.
Pulmão x Covid-19
A Covid-19 é uma doença respiratória. Portanto, os pulmões costumam ser o principal alvo do vírus. O ataque às vias respiratórias pode gerar sintomas como: tosse, coriza e espirro, por exemplo. Mas, quando um paciente começa a sentir falta de ar é preciso ficar em alerta.
O comprometimento do órgão é um indicador de gravidade da doença. Dependendo da porcentagem, o paciente pode precisar de auxílio para respirar como por exemplo: ventilação mecânica, máscaras de oxigênio ou em casos mais graves a intubação.
Alguns exames de imagem são indicados para avaliar se o pulmão foi comprometido, entre eles: tomografia computadorizada, raio x e ressonância magnética. Além disso, os exames podem contribuir também para o diagnóstico da doença, de forma complementar ou caso os outros métodos não estejam disponíveis no momento (PCR, por exemplo).
Na Clínica RD Xavier, você é atendido por uma equipe especializada em diagnóstico por imagem. Clique aqui para agendar.